Esse post é para você que acompanha o Estúdio de Sites. Temos uma dica muito TOP pra vocês hoje: Público-Alvo: O que é e como identificar o seu?
Antes de entrar efetivamente no assunto, deixa eu te mostrar o que vamos aprender:
- O que é Público-Alvo?
- Diferença Entre Público Alvo e Persona
- A Importância de Escolher Corretamente Seu Público-Alvo
- Como Definir Seu Público-Alvo.
O que é público-alvo
A ideia é ter uma segmentação de mercado com a qual você estará se comunicando.
Basicamente, o público-alvo é uma fatia da população que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa. Esse público pode ou não ser diversificado.
É importante destacar que o público-alvo está diretamente relacionado com os serviços ou produto que você oferece.
São pessoas que têm interesse no que você fornece e que, principalmente, residem na região em que a empresa está localizada, mas isso não é regra.
O público-alvo é aquele que vai comprar seus serviços/produtos e gerar lucros para sua empresa, por isso é tão importante.
A definição certa do seu público-alvo engloba muitas informações sobre os hábitos de consumo, preferências, região que residem, poder aquisitivo, dentre outras informações relevantes para definir o perfil do público-alvo.
>>>Leia mais: O que é um Briefing e qual a sua importância
Diferença entre público alvo e persona
Público-alvo é um grupo de pessoas que têm o mesmo perfil ou, ao menos, um perfil semelhante com os consumidores.
São aqueles para os quais você deve direcionar seus esforços em ações de marketing e vendas da sua empresa, pois elas são as pessoas mais interessadas em adquirir seus produtos ou serviços.
Como Definir Seu Público-Alvo.
Para traçar o perfil do público-alvo, é feito um conjunto de pesquisas que envolvem fatores comportamentais e demográficos para indicar quais as características em comum e direcionar melhor o foco do seu negócio.
As informações mais usadas para definir o público-alvo de uma empresa são:
- Idade
- Sexo
- Formação educacional
- Poder aquisitivo
- Classe social
- Localização
- Hábitos de consumo
A Importância de Escolher Corretamente Seu Público-Alvo
Se você iniciar uma empresa sem definir seu público-alvo antes isso pode trazer muitos prejuízos à longo prazo, pois fará com que você gaste mais recursos e não tenha nenhum lucro em troca.
Persona
A persona é um perfil de comprador que seria o seu cliente ideal. É um personagem fictício com características dos seus clientes reais. São desenvolvidos com base em pesquisas de público-alvo. É uma pessoa que pode se interessar pelo que você tem a oferecer, pois tem tudo a ver com sua marca e você deve se esforçar para transformá-la em cliente e fidelizá-la.
A persona é uma pesquisa muito mais detalhada do que o público-alvo, pois envolve:
- Características pessoais
- Poder aquisitivo
- Estilo de vida
- Interesses
- Engajamento nas redes
- Informações profissionais
Para finalizar, saiba que independente do tamanho da sua empresa é essencial você definir bem seu público-alvo para direcionar de forma eficiente suas ações de marketing. Sem isso, você corre o risco de investir de forma equivocada, ter gastos desnecessários ou que não trarão nenhum retorno.
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