Público-Alvo: O que é e como identificar o seu?

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O que é público-alvo, E como identificar o seu?

Esse post é para você que acompanha o Estúdio de Sites. Temos uma dica muito TOP pra vocês hoje: Público-Alvo: O que é e como identificar o seu?

Antes de entrar efetivamente no assunto, deixa eu te mostrar o que vamos aprender:

  • O que é Público-Alvo? 
  • Diferença Entre Público Alvo e Persona
  • A Importância de Escolher Corretamente Seu Público-Alvo
  • Como Definir Seu Público-Alvo.

O que é público-alvo

A ideia é ter uma segmentação de mercado com a qual você estará se comunicando. 

Basicamente, o público-alvo é uma fatia da população que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa. Esse público pode ou não ser diversificado.

É importante destacar que o público-alvo está diretamente relacionado com os serviços ou produto que você oferece.

São pessoas que têm interesse no que você fornece e que, principalmente, residem na região em que a empresa está localizada, mas isso não é regra.

O público-alvo é aquele que vai comprar seus serviços/produtos e gerar lucros para sua empresa, por isso é tão importante.

A definição certa do seu público-alvo engloba muitas informações sobre os hábitos de consumo, preferências, região que residem, poder aquisitivo, dentre outras informações relevantes para definir o perfil do público-alvo.

>>>Leia mais: O que é um Briefing e qual a sua importância

Diferença entre público alvo e persona

Público-alvo é um grupo de pessoas que têm o mesmo perfil ou, ao menos, um perfil semelhante com os consumidores.

São aqueles para os quais você deve direcionar seus esforços em ações de marketing e vendas da sua empresa, pois elas são as pessoas mais interessadas em adquirir seus produtos ou serviços.

Como Definir Seu Público-Alvo.

Para traçar o perfil do público-alvo, é feito um conjunto de pesquisas que envolvem fatores comportamentais e demográficos para indicar quais as características em comum e direcionar melhor o foco do seu negócio.

As informações mais usadas para definir o público-alvo de uma empresa são:

  • Idade
  • Sexo
  • Formação educacional
  • Poder aquisitivo
  • Classe social
  • Localização
  • Hábitos de consumo

A Importância de Escolher Corretamente Seu Público-Alvo

Se você iniciar uma empresa sem definir seu público-alvo antes isso pode trazer muitos prejuízos à longo prazo, pois fará com que você gaste mais recursos e não tenha nenhum lucro em troca.

Persona

A persona é um perfil de comprador que seria o seu cliente ideal. É um personagem fictício com características dos seus clientes reais. São desenvolvidos com base em pesquisas de público-alvo. É uma pessoa que pode se interessar pelo que você tem a oferecer, pois tem tudo a ver com sua marca e você deve se esforçar para transformá-la em cliente e fidelizá-la.

A persona é uma pesquisa muito mais detalhada do que o público-alvo, pois envolve:

  • Características pessoais
  • Poder aquisitivo
  • Estilo de vida
  • Interesses
  • Engajamento nas redes
  • Informações profissionais

Para finalizar, saiba que independente do tamanho da sua empresa é essencial você definir bem seu público-alvo para direcionar de forma eficiente suas ações de marketing. Sem isso, você corre o risco de investir de forma equivocada, ter gastos desnecessários ou que não trarão nenhum retorno.

Se tiver alguma dúvida sobre o tema ou quiser compartilhar um pouco da sua experiência deixe um comentário. Se gostou do artigo, compartilhe!

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